Sunday, January 29, 2006

Dias de Inverno

Já fazia algum tempo que não assistia a um inverno (pelo menos nos ultimos dias) como este que temos vindo a sentir; pessoalmente gosto do inverno, dá-me um certo sentimento de melancolia, mas eu gosto, é uma epoca "introspectiva" e apesar das constipações e do nariz que pareçe que vai cair a qualquer momento é para mim uma estação sazonal cheia de encanto.
Alem do mais, no algarve os verões são o oposto em tudo e visto normalmente durarem até meio de Setembro, chateiam!!
É curioso ver como ficam as cidades no inverno, em particular a cidade de Faro, embora não seja uma cidade turistica tem muitos visitantes no verão e no inverno fica como se costuma dizer "ás moscas" oq não é bem verdade, visto ter muito movimento, e agora um momento de nostalgia!!
Não existe nada de melhor depois de um dia de chuva do que passear pelas ruas encharcadas da cidade, sob a luz ténue dos candeeiros (epah é o meu lado de poeta oq querem) com as ruas quase desertas.
Pena é que este pais e as pessoas no geral não apreciem estes pequenos mas grandiosos pormenores, e sejam elas como os dias de inverno: frias, soturnas, vazias e paradas!
A mim o frio dá-me energia, vivacidade, vontade de fazer algo, inquietude assim por dizer, mas no sentido positivo, às pessoas gera ansiedade, pressa em fugir dele e gela-lhes o espirito, ainda mais do que o estado de turpor em que se encontra na maior parte do ano, seja como for é uma decisão individual, esta a de comtemplar aquilo que pareçe desolado e encontrar ai beleza e tranquilidade, ou de olha-lo com os olhos do dia a dia, que só vêm aquilo que lhes pareçe ser à primeira vista fugaz...

Sunday, January 22, 2006

O horror, a tragedia, entre outras coisas mais


É "isto" que temos como presidente deste pais, valha-me o santissimo sacramento, enfim o povo (ignorante, provinciano e estupido no geral) decidiu, está decidido, temos de gramar com o renegado de boliqueime quer queiramos quer não, e a que se deve esta vitoria redundante? Bem a muitas coisas mas todas elas facilmente explicaveis, tirando a senelidade cronica do povo português mas isso é outro assunto.
Em primeiro lugar a campanha de cavaco foi preparada ao promenor: muitas hesitações, poucas declarações e sempre tocando no eterno ponto fraco portugues: a economia, ora se estamos mal de economia um economista vem mesmo a calhar, pensa o ingenuo zé povinho, ñ considero cavaco um bom politico, n sabe nada de politica num cargo onde um faz falta, e um bom conhecedor da realidade do pais, da sua historia e de relações internacionais, bem, cavaco silva so percebe de economia e mesmo ai falha; geriu irresponsavelmente os fundos comunitarios, deixou portugal num caos social, os unicos que beneficiaram com ele foram os grupos privados, aqueles que dão á sola sempre que se lhes pede os sacrificios que a classe media tem sempre de suportar, mas isto é portugal e cada vez me convenço mais que os portugueses ou gostam da situaçao em que se encontram, ou são tão estupidos que não sabem distinguir um cordeiro, dum lobo na pele de um.

Friday, January 20, 2006

Livros, mas não estudo, tão malukos ou q??

Até q enfim se acabaram as minhas frequencias, cada uma correu-me pior do que a outra, puta c´as pariu, so falta um exame, só um!!!!!!!!!!!!!! E depois, um semestre ainda mais merdoso(ou n) que este, tá composto sim senhor, mas nem tudo é assim TÃO mau; hoje comprei um livro de Tolkien(para quem nao sabe, o criador do senhor dos aneis) o hobbit, começei a lê-lo e escusado será dizer que estou a adorar!! Este livro é o preludio da historia do senhor dos aneis propriamente dita, e assim sendo ao lê-lo ficamos com uma melhor compreensão da estrutura geral do épico, como no senhor dos aneis leva-nos para um mundo de grandes batalhas, de elfos anões, homens e dragões, esta historia especialmente centra-se no ultimo dragão da terra media, e eu como sou fã destas criaturas miticas, não podia perder um épico destes; para quem gosta deste tipo de coisas aconselho este livro em especial, mete o harry potter no mais escuro e distante dos cantos.
E agora falar de uma coisa que para alem de mim so um ou dois "visitantes" deste blog (penso eu de k) percebe minimamente: instrumentos musicais.
Já desde algum tempo que tenho sentido uma grande vontade de voltar a tocar, mas decidi mudar de instrumento e retomar um que nunca cheguei a aperfeiçoar muito, a guitarra.
As ofertas de mercado são tão vastas como o nº de prostitutas em Olhão, mas comprar uma guitarra a um preço razoavel com qualidade a condizer é obra; Vi uma numa loja cujo look e preço me interessaram, la fui experimentar o "bicho" e que desgraça...custava 150 euros, n tá mau n senhor mas......as cordas eram feitas de um arame que mais parecia daquelas que se usa nas vedações!! O braço era de um plastico do mai merdoso ca via, dass!! um gajo ia ficando sem dedos tal era a força que se tinha de fazer nas cordas, em resumo, n dava mais do que 50 euros pla kela bodega, enfim, the search goes on, e já agora, vou terminar com uma piada machista (n levem a mal meninas é na brincadeira :P) "as guitarras são como as mulheres, basta tocar nos pontos certos para fazer ambas gritar"

Tuesday, January 10, 2006

Realidade Social

Recentemente foi referido nos noticiarios algo que desde há muito se prevê acontecer; o colapso da segurança social.
Não concordo na totalidade com a noticia pois se isso sucedesse dar-se-ia o fim da sociedade tal como a conhecemos, e assim sendo tal noticia so pode ser proferida por aqueles para os quais não existir segurança social seria a "benesse" das benesses; mas é certo que a segurança social se encontra numa situação muito dificil, e as pessoas com idades entre os 40 e os 50 anos poderão ver pelo menos durante um tempo, o congelamento das suas reformas, uma situação obviamente insustentavel, mas esta crise da segurança social tem uma origem muito mais obscura e dificil de perceber à primeira vista pelo cidadão comum.
Senão vejamos, os idosos e pessoas de meia idade ultrapassam em larga escala os jovens, com isto veem mais reformas e mais dinheiro gasto pelo estado, a consequencia é o aumento da idade da reforma, a qual eu discordo mas compreendo a necessidade; e discordo nao apenas por uma sensibilidade social mas sim pq trabalhadores "velhos" tem menos rendimento na maior parte das vezes oq atrasa o crescimento e competitividade, e não inovam os metodos de trabalho, no entanto é nos dias de hoje um mal necessario, e pq? Irei lá chegar, nascimentos!!! Oq faz falta neste pais, mas e como criar os filhos?? Com impostos altissimos, taxas de dependencia parental cada vez mais altas e desemprego na mesma ordem?? É sem duvida dificil ter filhos em Portugal, devido a um ciclo vicioso que em ultima analise se conecta com a crise da segurança social. Podem apelidar-me de esquerdista, comuna, eu não me importo, não sou comunista nem trotskista nem social democrata nem centrista, vejo nesta acçao governativa um pouco mais de coragem e acçao doq as anteriores, e erros crassos que "ofuscam" as boas acções, mas infelizmente para nós, nunca nada é dado sem um senão, e foi esse o preço a pagar por pertencermos à UE, ganhamos milhões, mas abdicamos de uma boa parte da capacidade de nos auto governar-mos, talvez em parte pq nunca a tivemos, mas creio que seria nos dias de hoje uma boa oportunidade para a pormos em practica, se pudessemos...

Thursday, January 05, 2006

When Shadows Fall


"In an unforgiving world, darkness rule supreme"
As trevas dos demonios que dentro de mim procuram controlar o que faço, digo e sinto; é certo que em maior ou menor grau todos nós temos os nossos "demonios" aos quais ou nos submetemos ou passamos a vida a combater.
Recentemente por varias vezes me apeteceu submeter a esses demonios, digo constantemente a mim mesmo que não o irei fazer mas a vontade e o coração dizem-me o oposto.
Magoado, cansado, consigo no entanto resistir-lhes, com esperança, há a esperança humana, fascina-me decididamente; como conseguimos apesar de tudo indicar o contrario permanecer com uma faisca de brilho nos olhos?? Este é o mundo dos tolos, o mundo ao qual eu fujo e desprezo, prefiro a realidade porque sim, porque não acredito em anjos nem tão pouco no amor; pq todos os dias não me apetece sequer levantar mas sim dormir ate tudo acabar, ate não haver nem sorrisos, nem lagrimas, para poder compreender a debil condição em que nos encontramos.
Pq este é um mundo injusto e cheio de contradições, e eu faço parte dele, não consigo deixar de ser um espelho dele mesmo, so gostava que esse espelho pudesse ser opaco para não deixar transparecer aquilo que mais temo.

Tuesday, January 03, 2006

Psychology is my life!!

E assim acabam umas malfadadas ferias de natal, que mais pareceram uma tortura com recuperação incluida, enfim, de volta ás aulas (teoricamente tá claro) e mais importante, assustador e uma merda no geral, as freqs (frequencias) Há como eu ñ senti a falta delas!!
Mas como o que tem de ser tem muita força, lá terei de estudar ao menos para passar ás cadeiras, tão interessantes quanto ver um macaco a fazer crochê; gastar $ em fotocopias, comer na bela da universidade, DASS!!!!!!!!!! Vida de estudante é fodida, inda mais quando sabemos que nao vamos ter equivalencias na maioria das cadeiras feitas, e quando o curso não nos interessa quase nada; disse quase pq pla primeira vez, desde á prá i uns 8 meses que não dava uma materia que me interessase, ate hoje; falamos em psic social no altruismo, e segundo a minha prof um individuo altruista tem a concepção de que o mundo é justo e é por isso que ajuda os demais, explicou-me a cena duas vezes indignada com a minha recusa de tal teoria; mantenho-me na mesma, nao concebo que tal possa ser verdade nem como se pode provar a validade objectiva de tal facto; simplesmente não se pode e é por estas cenas que o curso me dá raiva, a psicologia tenta explicar todas as facetas do comportamento humano, recorrendo á cientificidade; vezes demais age á beira da etica pondo em perigo concepções que temos como garantidas, outras procura "tirar" à filosofia e talvez religião o seu patrimonio para o "cientificar", oq eu digo disto? MERDA PA PSICOLOGIA pra n dizer pior, acho muitas dessas teorias interessantes, mas n é isso que me vai dar de comer, n é isso que vai mudar algo de concreto na actividade profissional, precisamente pq sao factores incontrolaveis, metade da psicologia nao tem aplicabilidade, apenas difere da filosofia por ter o certificado cientifico, a outra metade aplicavel, na sua maioria é tão deprimente que nem a menciono.
Se as pessoas agissem de acordo com as suas crenças , incondicionalmente e algumas vezes com racionalidade e tacto de certeza que a psicologia poria muitas questões a si propria; àcerca da sua propria condição...

Sunday, January 01, 2006

Ano novo! Vida nova?


E mais um ano que acaba e outro que começa, todos os anos assistimos ao mesmo ritual um pouco por todo o mundo; os fogos de artificio, as festas etc, tudo para garantir que se acabe o ano em grande( depende do conceito de "acabar em grande") e com as habituais promessas, esquecidas depois de se beber um pouco de champangne.
Pessoalmente acho engraçado os fogos de artificio, tanto que faço questão em todas as passagens de ano de assistir a umas boas "tiradas", não faço promessas pq nao creio que seja desse modo que as coisas funcionam ou devam funcionar, e espero como toda a gente que seja um ano bom no geral para mim e para todos, com mta paz e saude, condições essenciais para uma vida decente; uma boa parte desses desejos é dependente de nós mesmos, do facto de queremos ou ñ mudar o nosso modo de pensar ou agir, ou de trabalharmos com o ponto de vista samaritano de estarmos a contribuir para o bem comum. Mas isso não interessa nada a muito boa gente, oq interessa é a festa!! Em todas as passagens de ano nunca me deitei mais tarde do que 2 ou duas e meia da manhã, e ouve até uma em que me deitei á meia noite e meia( uuuuu herege!!) sinceramente oq se faz de diferente numa passagem de ano?? discotecas nem passar ao pé delas, bares, aborreçem-me os bebados e pitas que nunca bebem mas que se enfrascam á grande nesse dia, e é isto que são basicamente as passagens de ano; uma grande confusão e um pretexto para se festejar, completamente valido na minha opinião.
Mas aquilo que mais me interesse me desperta é ver a esperança que as pessoas possuem e um optimismo, muitas vezes cego, de que as "coisas" hão de se endireitar; desengane-se essa gente pq se continuarem com a vida do ano anterior, em novo ano ele será precisamente um espelho do anterior e assim sucessivamente. Desejo-vos a todos um excelente ano e que ele vos traga tudo aquilo de bom que o outro não trouxe.