Thursday, September 21, 2006

Vidas sem proposito


Um blog serve supostamente para descrever aquilo que gostamos, que pensamos, etc, sem querer monopolizar a atenção em mim, coisa que sempre procurei evitar, vou falar do que tanto se fala, sob a minha perspectiva, pois os acontecimentos de vida mais marcantes fazem-nos crescer por vezes para alem de uma idade compativel com a vida.
Não sei se Deus existe, a maior parte das vezes acho que não, outras que sim, e outras ainda em que nem quero saber; não sei tambem qual o proposito da vida ou pq eq somos tão diferentes dos outros seres, será tudo uma questão de desenvolvimento celular? Gosto de pensar que não.
Não obstante todas estas duvidas sei o que me faz sorrir e me dá uma sensação de estar vivo, embora essas coisas sejam raras, gosto de lutar por elas, pq acredito que devemos sempre lutar por aquilo em que acreditamos; eu acredito numa vida melhor para as pessoas pobres, acredito que devemos ajuda-las a levantar-se, pois muitas delas foram injustiçadas por esta sociedade, e tudo aquilo que possamos fazer que nos distancie mais do outros seres so aumenta a nossa humanidade interior.
Acredito na paz pq qq outro estado de coisas que não o de paz é contrario á vida, atenta contra ela e deve ser evitado, acredito que cada individuo é unico e que pode contribuir á sua maneira para o bem comum, e o seu inclusive; acredito ainda que devemos procurar crescer como seres humanos em todos os aspectos, incluindo em conhecimentos e sentimentos, mas que o conhecimento seja um cimento para se construir algo e não uma bengala que suporta um ego desnutrido e ávido de nutrição, pois desse modo a nada serve, nem tem utilidade para alem dessa para aquele que o possui. Acredito que a amizade é preciosa e que os amigos dizem muitas vezes não e que estão (devem estar) presentes nas ocasiões em que é requerida a sua presença, mesmo sem pedir por ela...
Por ultimo acredito, embora o faça muito raramente, embora esteja sempre afogado em pensamentos escuros, embora prefira muitas vezes a solidão á companhia, que a vida deve ser vivida cada dia como se fosse o ultimo, pq nunca sabemos mesmo quando é o nosso ultimo dia neste mundo, e é melhor fazer, dizer aquilo que queremos enquanto o pudermos fazer...

Wednesday, September 13, 2006

O Stress


Angustia, desorientação, sensação de desnorteio eis os principais sintomas do stress, para alem de outros menos obvios como taquicardia, dor de cabeça em resultado de processos fisiologicos.
Stress de se ter coisas de mais para fazer, stress de não se ter nada que fazer, o facto é que esta é um doença moderna, á 20 anos atras quase ninguem se queixava, os medicos davam-lhe pouca importancia, hoje quase toda a gente dele padece alguns de forma patologica, mais angustiante ainda é o facto de ser practicamente impossivel de evitar, algumas pessoas lidam muito bem com ele, não é o meu caso e de tantas outras pessoas, talvez seja um viciado em adrenelina mas canso-me quando tenho muitas coisas pra fazer e quando quero descansar e o posso fazer fico stressado por não ter nada que fazer!! As tecnicas tipicas de relaxamento so resultam para um certo numero de pessoas, o que é assustador pois mais de metade recorre a comprimidos, o que faz aumentar o numero de absentismo e aumenta por exemplo a ideiação suicida; os nossos avós muito provavelmente nunca conheceram niveis de stress como nós, e é um facto que a exposição prolongada ao mesmo aumenta o risco de problemas cardiacos bem como causa uma diminuição do poder de concentração e decisão, em vez de nos preocuparmos tanto com actos terroristas e gripes das aves em eminencia de acontecer deviamos dar mais importancia a este fenomeno que é uma realidade na vida de milhões de pessoas e que subtilmente arruina as suas vidas e em ultima analise o regular funcionamento da sociedade a medio/longo prazo.
Estranhamente este ano não estou nada stressado com as aulas (por enquanto) uma vez que vou bater este ano o record de baldas!! para aqueles a quem este post eventualmente interesssou passem plo site do serviço nacional de saude la encontram todo o tipo de informações sobre stress.

Friday, September 08, 2006

Incrições...

As ferias estão quase acabadas, foram umas ferias, bem como hei de dizer, no minimo estranhas, para alem de ter estudado uma boa parte delas, não sei pq mas não me apeteceu "ter ferias" este ano, coisa rara; trabalhei nestas ferias coisa que não fazia há dois anos, fiquei de rastos e desisti passado duas semanas, mas passado uma semana ja tinha vontade de fazer qualquer coisa, dediquei-me à guitarra, uma vez que so pego nela durante as ferias, por este andar se tocasse sempre como toco nas ferias ja fazia sombra ao jimmi hendrix!! Hehehe
De qualquer modo vou fazer uma saida de uns tres ou quatro dias ate Doñana, o maior parque natural da espanha e um dos maiores da europa, tem o tamanho do algarve quase!!
Para quem gosta destas coisas como eu é um lugar fantastico, cheio de vida selvagem e uma vegetação iberica primitiva que quase já não existe, já la fui no setimo ano e gostei bastante.
Mas antes de ir em viagem tenho de fazer as inscrições na univ que são sempre uma maçada, para alem disso tenho de pagar as propinas com tres dias de antecedencia, e elas estão bem caras, para o curso em que estou...até recuperar o $ que gastei na univ em propinas, fotocopias entre outras muito tempo de certeza ainda tem de passar(periodo do desemprego seguido do de trabalho precario + ou - 3/4 anos). Provavelmente não irei aos primeiros dias de aulas o que não me preocupa minimamente, visto que nas duas primeiras semanas pouco se faz (o resto do ano é nada de interessante se faz).
Bem, espero que tenham tido umas ferias melhores que as minhas, e se ainda estão aproveitem bem, as vezes uma semana bem passada vale mais do que um mês.

Monday, September 04, 2006

Marrocos

Definitivamente este pais so pode ser marrocos, pq continua com um calor DO CARALHO!! Estando nós em Setembro, bem que podia refrescar uma beka que nem deixa um gajo dormir como deve de ser!!
Bem, para fazer face a este calor brutal decidi tomar um banho( sim eu tomo banho) ás duas da matina, e deixar a gadelha por secar; HAAAAAAAAAAAA, foi quase tão bom como arroz de lingueirão, e de manha quando acordei uma brutal dor de cabeça para alem de estar com um pulso de 100!! Quando deveria ser 60 +coisa- coisa; o fenomeno explica-se: é que para fazer face ao frio o corpo acelera o ritmo cardiaco para gerar calor, ganda cena, não dormir puto á noite, ou candidatar-me a uma pneumia...
Outra coisa que reparei é que no verão os concertos de metal tão escassos, mas fui a uma cena bem bakana, um workshop de jazz em Tavira onde se ensinavam durante uma semana as pessoas a tocarem umas musicas jazz pondo-as no final a tocar, como so fui um dia...mas como sou baterista ja ia com a vantagem (na verdade so toquei duas musicas bem ja que as outras eram mto dificeis). Praia, calor, o verão deprime-me pq não gosto de nenhum dos dois!! Por isso propronho o seguinte!! Vendia-mos Portugal aos espanhois, ta todo ardido mas inda á de valer alguma coisa, aqueles com juizinho iam para os paises nordicos e esqueciam que alguma vez existiu um pais onde a corrupção é + elevada do que nos outros com semelhanças economicas e sociais, onde os tres f´s de um governo ditatorial ainda imperam, onde...ja xega... ao menos temos o Figo e o mantorras CARALHO!!