Sunday, December 20, 2009

It's Christmas everybody!!

Mais uma vez a tradição repete-se, e com ela todo o ritual que a acompanha; prendas,reuniões familiares, comida, comida, ja disse comida?
Nesta epoca como em muitas outras sinto sempre uma nostalgia, que me faz recuar a anos anteriores, a natais passados, uns melhores outros piores mas que fazem todos parte da minha memória geral.
Sabemos bem que o natal perdeu quase todo o seu significado, não é novidade alguma, e se nesta epoca se multiplicam as muito salutares campanhas de solidariedade, creio que de facto se trata mais de um cliché (positivo apesar de tudo) do que de uma verdadeira vontade de ajudar e de um despertar de sentido civico.
O civismo é raro na sociedade actual como o lince ibérico, fruto de condicionantes socio-economicas as pessoas sao obrigadas a viver numa sociedade (que apesar de tudo aceitam e dão continuidade ao não se revoltarem e participarem activamente)onde tem de lutar como se de animais se tratassem para um lugar ao sol, e para verem as mais basicas necessidades satisfeitas.
É triste esta sociedade, cinzenta e brutal nas regras que estabelece e no modo como as faz cumprir, e como consequência directa surgem os problemas psicologicos, o stress, a depressão o burnout(esgotamento) os problemas medicos, entre outros que acabam no final por ir dar todos ao mesmo sitio; ao amago das nossas familias e de nós mesmos.
Quantos de nós,(e quantas vezes) ja se olharam ao espelho e se questionaram: "quem é aquele/a pessoa?" como posso me sentir feliz e tranquilo de verdade, para de fingir para comigo mesmo que esta tudo bem? A resposta, creio que todos sabemos, é possivel mas requer MUDANÇA que a maioria das pessoas teme, ou não consegue realizar, ou nem quer, tão anestesiada que está com tudo o que a rodeia...mas eu recuso-me a ser assim, indignado, revoltado, preocupado sou e assim serei enquanto tiver forças para tal, recuso-me a deixar de ter ideologia, de sonhar de imaginar; como disse muito sabiamente uma professora do mestrado que frequento: "nunca deixem de ter utopias, pois se bem que irão falhar muitas vezes, são elas que vos fazem serem melhores em tudo quanto façam".
Acredito totalmente neste conceito, todos nós falhamos, inumeras vezes, atrevo-me a dizer que se calhar foram mais as vezes que falhei do que as que tive sucesso, mas cada sucesso compensa 10 falhanços, porquê ter medo de tentar novamente? E mais outra vez? São as estrategias de defesa que construimos que são as correntes e os muros que nos prendem e nos impedem de ver mais alem, de ver novas oportunidades.
Espero sinceramente que este post de algum modo acenda o espirito reivindicativo, tolerante e humanista de cada um que o leia, porque se tambem é cliché textos destes nesta epoca, concordemos que existem clichés que bem podem continuar, Boas festas!!