Tuesday, March 27, 2007

As Politicas Do Senso Comum

Vou fazer uma breve introdução pessoal que servira de ligação ao titulo; desde muito novo que me interesso por politica, interesse que atingiu o seu auge por volta dos meus 17/18 anos e tem permanecido e fortificado ate hoje; interesso-me por um factor muito simples, é que a politica controla tudo, nao é o povo, tao pouco as empresas (a menos que o estado deixe) nem as associaçoes independentes, é o estado, e contra isso bananas, se o estdao quiser promulga leis relativamente ás posições sexuais, à alimentação e se lhe der na telha que nao se pode ir a casa de banho das 3 ás 5 da manha!!
Tais exemplos sao ridiculos mas ilustram o poder que o partido no poder tem, poder sobre tudo!!
Não sou louco por poder pelo poder, mas gosto de ter poder para puder fazer as coisas que considero correctas(ai a presunção) e porque hoje em dia existe um vazio ideologico nos partidos de poder(aqueles que governam) resolvi fazer este post para exprimir os meus pontos de vista politico-partidarios a quantos quiserem lê-los.
Ideologicamente sou de esquerda, não sou comunista, sou alias um bocado anti-comunista sem ofensa porque respeito todas as ideologias menos o fascismo; simpatizo com algumas politicas do bloco mas discordo de outras tantas, ideologicamente sou socialista coisa que o partido Socialista portugues tem vindo a esquecer ao longo do tempo tendo atingido o seu auge com o governo de Socrates.
O que temos em portugal é um partido social democrata que não o é e um partido socialista que é social democrata, ou seja, o psd é um partido de direita capitalista e liberal com uns quantos sociais democratas, e o ps é um partido social democrata de centro com uns quantos socialistas la dentro, o que se passa é que "estes quantos" individuos nunca ou muito raramente sobem ao poder devido á burocratica e mesquinha maquina partidaria que o impede, veja-se o caso de Ferro rodrigues, um verdadeiro socialista, tudo fizerem inclusive dentro do seu partido para o liquidarem politicamente, isto acontece pq como tudo o portugues é atrasado e na sua mentalidade nem se fala!!
Só um povo muito ignorante, mesquinho e estupido escolhe um ditador (num programa televisivo de qualidade duvidosa diga-se) para o representar,"arre portugues has de puxar o arado o resto da vida"! Triste realidade que muito bem se aplica aos politicos que embora as vezes nao pareça sao pessoas como as outras tao ou mais ignorantes que o zé povo donde proveem.
Falando de politicas do senso comum, acho que as prioridades em Portugal precisam urgentemente de um D.Sebastião, pq senao veja-se o caso do futebol, opio do povo como a religiao é certo, uma corja de inuteis que mal sabe falar, foge ao fisco e ganha mais do que neurocirurgiões e outros conceituados profissionais.
Lembro-me de um comentario sarcastico de um ingles quando portugal ganhou á inglaterra e so lhe posso dar razão: "ganharam-nos num jogo, mas nós ganhamo-vos em tudo o resto, em quanto recebemos de salario, na assistencia medica, na educação das nossas crianças, na cultura do nosso povo!! Sendo portugues e não patriota nao deixei de reparar no sorriso sordido do inglês e embora lhe respondesse que nem tudo o que dissera correspondia à realidade tive de concordar com o facto de os portugueses darem valor a coisas que efectivamente nao o tem e de se esquecerem das coisas que importam e pelas quais é preciso lutar.
Resumindo, as politicas do senso comum sao aquelas que estão ao alcance perceptivo de todos, de todos aqueles que conseguirem ver para alem da vista imediata.

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Então e o jovem não está interessado na viagem a Corroios para ir assistir ao concerto de Terror? São 35 Euros que incluem bilhete e viagem de ida e bolta!

Pense nisso!

11:05 AM  
Blogger Piotr O Sandinista said...

Concerto de Terror... sugestivo e ao mesmo tempo bastante apelativo... : )

10:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

E é por essas e por outras que o país está a modos que parado...


Num sítio onde as pessoas têm memória de peixe e elegem um *BAH* Salazar como maior português de sempre, num sítio onde se idolatram os que nem sequer o nosso belo português sabem falar, num sítio onde continuam a difundir o estereótipo gaja-boa-e-burra e gajo-sempre-inteligente...

Num sítio onde o zé estrangeiro e o desempregado recebem todo o tipo de subsídios mas se, oh, se aparecer um emprego não o aceitam porque sabe melhor no fim do mês ter o dinheiro sem lutar por ele...

Viva Portugal, viva Portugal... (mas o patriotismo não me dá que comer...)

11:23 PM  
Blogger Tia Concha said...

Voice eu prometo que vou voltar a ser assídua...mas as coisas não tem sido fáceis!

òósculos & hug

11:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Akela cena dos Grandes Portugueses, podem ter a certeza k foi manipulado... nunca vi o programa, mas fikei a saber k apresentaram D.Afonso Henriques a lutar com armaduras do... do séc. XV!!!!!! K real absurdo, sendo ele do séc. XII!!

10:07 PM  

Post a Comment

<< Home