Monday, July 27, 2009

O novo Patriota

Varias vezes dizem-me que não gosto do meu pais, que não respeito as suas tradições, não é verdade, permitam que esclareça a minha posição; considero-me como sendo patriota, gosto muito do meu pais, das suas praias, das suas serras, da sua vegetação e fauna autoctenes, e no geral na propensão do povo portugues para resolver os assuntos seja internos seja externos através da cooperação ou de processos não violentos; são estas as coisas que amo no meu pais e na sua gente.
Mas sim é verdade, existem muito mais coisas que odeio visceralmente no meu pais, odeio a mediocridade que está instalada á pelo menos uns 200 anos, fruto de uma elite podre e que ainda hoje decide os destinos do pais, com a complacencia do muy subsirviente povo, que precisa estar no abismo (e não á beira) para se sentir espicaçado e encorajado a agir.
Odeio uma boa parte das tradições que temos que nos definem como um pais semi-terceiro-mundista como por exemplo as praxes, as touradas de morte, o modo como tratamos a natureza no geral esquecendo que esse é o nosso verdadeiro patrimonio.
Odeio a falta de bom gosto relativamente á musica, a leitura, e a imbecilização, muito perpetuada por canais de tv como a tvi, a agencia nacional por excelencia de estupidificação do povo.
E finalmente, odeio a inercia e a impunidade em que estamos mergulhados, é preciso criar um manifesto para o novo patriota, uma visão inovadora deste sentir, que é o individuo que luta por aquilo que acha estar certo, mesmo quando uma boa parte ou mesmo a maioria do seu povo, nao o compreende.
Nada disso me demove, antes pelo contrario, ainda me incita mais a continuar esta luta, estou farto de ver o estado a que chegou a nossa politica e a nossa sociedade, mete-me nojo de cada vez que ligo a tv e vejo um qualquer degenerado que roubou mais uns milhões, e que provavelmente sairá impune e ilibado dos seus actos, e onde o pobre que rouba um pão se arrisca a pagar o valor do mesmo, mais juros, mais despesas do processo, estou farto de ver os mais ricos deste pais ao nivel dos mais ricos da europa e por vezes ate num nivel mais elevado, quando portugal é dos paises mais pobres da UE e os mais pobres ao nivel mais baixo, dos mais baixos, basta ja disto!! Basta de falsos moralismos, e de formalismos que escondem homens perversos e sem valores alguns, sem espirito de sacrificio, esta é a realidade politica actual, da esquerda á direita, todas os partidos com assento parlamentar estão podres, viciados no esquema de cargos publicos de jogos de interesses que so os servem a eles, e entre os quais os seus menbros lutam sofregamente, para obter o premio.
Sim digo-o mais uma vez com veemencia, sou o novo patriota, não tenho medo nem de apontar o dedo, nem de reconhecer o que temos de bom, e por isso mesmo continuarei sempre firme a defender este novo tipo de patriotismo que afinal me parece ser o unico correcto e que serve melhor as gentes de cada pais, e nosso parece-me especialmente carenciado neste campo.

2 Comments:

Blogger ♥ Guida said...

Subscrevo! E essa história das praxes até me dá pesadelos... Ainda por cima no curso para onde quero ir: como é que pessoas que humilham e não humanizam podem ser enfermeiras?


Beijinho

8:12 PM  
Anonymous Anonymous said...

Guida, isso deve-se provavelmente ao facto de grande parte das pessoas que vão para enfermagem não passarem de pessoas frustradas que nunca conseguiram média para ir para medicina! É evidente que talvez a generalização possa ser injusta, mas em alguns casos é bem capaz de ser verdade!

Quanto ao post principal, concordo em larga medida com o que é escrito! Aliás, o autor conhece-me e sabe que é assim que penso também ... posso odiar nacionalistas mas respeito bastante o patriotismo! Isto porque acho que o patriotismo não é cego ...

Cumprimentos,

Capitão Cid

11:12 AM  

Post a Comment

<< Home