Wednesday, November 05, 2008

Change has come to...?

O esperado aconteceu, independentemente de receios mais ou menos fundados, tendo em vista os acontecimentos recentes e face às previsões, o esperado aconteceu de facto, Obama é o actual presidente dos Estados unidos.
De modo geral ( e global) a euforia é grande é pela parte que me toca, fico satisfeito e semi-aliviado; satisfeito por ver um candidato negro chegar à presidencia da nação mais poderosa do mundo, um factor inegavel do rompimentos de barreiras culturais e, semi-aliviado porque acredito que pior ou mesmo igual a bush é dificil e seria azar a mais para o mundo.
Mas não estou euforico, Obama não vai, não pode, não tem capacidade para mudar o mundo de forma significativa, mesmo que o queira fazer, irá ceder a interesses e clientelismos como todos os presidentes e 1º ministros por esse mundo fora, esperemos é que o grau em que o irá fazer seja reduzido.
Não irá fazer desaparecer os conflictos mundiais, seja pela propria condição de potencia da america e a penitencia de assim, ter de intervir nas questões mundiais, por vezes utilizando a força, mas à coisas, importantes para o mundo que creio, e espero que Obama faça.
Espero que assine o protocolo de quioto e outros que se lhe seguirão e que reduza as emissões poluentes, assim como incremente uma maior investigação e utilização das energias renovaveis.
Espero tambem, que adopte uma postura diplomatica, e que incondicionalmente (ao contrario do que sugeria maccain) se sente á mesa com lideres de paises democraticos, ditadores e terroristas e procure atraves da diplomacia encontrar soluções para os problemas, é a atitude mais inteligente a meu ver q se pode ter nesta materia, e se de facto corresponder a estas espectativas, tera feito amplamente mais e melhor do que o que foi feito nesta ultima decada, e ai poderá de facto fazer jus ao seu slogan de campanha.

2 Comments:

Blogger Nome said...

Oi. Meu nome é Teresa e eu sou brasileira, moro em São Paulo. Eu cheguei até vc porque achei um comentário seu num fórum e você escreveu que é psicólogo e que acha que a maioria das pessoas sofre porque não tem outro objetivo se não casar e ter filhos e sofrem todos de síndrome de príncipe/princesa. Fiquei muito interessada no que você escreveu, poderia entrar em contato comigo? Meu e-mail é: teresacristinaborges@hotmail.com
Aguarado seu contato e muito obrigada

12:18 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ola teresa e bem vinda, nao me recordo de ter escrito tal coisa, se me pudesse mostrar o link agradecia, mas se facto acredito que a grande maioria das pessoas vive presa nesse estereotipo do casamento e que nas sociedades ocidentais as pessoas vivem em redomas esquecendo a realidade que na maioria das vezes nao e nada bonita.

4:02 PM  

Post a Comment

<< Home