Tuesday, November 30, 2010

Eterno egoismo

Crise nacional, internacional, mundial, colapsos eminentes de sistemas, nações, povos.
Durante meio seculo o Ocidente, fio condutor do mundo conheceu a paz, aperfeiçoou o sistema economico, legal, começou a prestar atenção a alertas sobre problemas ambientais, procurou diminuir as desigualdades de oportunidade, criou o Estado Providencia.
Durante esse meio seculo conheceu um progresso que permitiu atingir niveis de qualidade de vida, inimaginaveis poucas decadas antes, e a sociedade ocidental progredia, em todas as vertentes do desenvolvimento humano.
Mas não era suficiente, quem estava no topo dessa sociedade de então, sonhava com o dia em que os limites legais, fronteiriços, morais, deixassem de ser um entrave ao empreendorismo e capacidade de expansão (leia-se ganancia absoluta e imperialismo economico)e tratavam de exercer a sua pressão nas populações, nos governos, e estender os seus tentaculos até a cortina de ferro.
Essa cortina, desceu em 1989, uma vitoria do capitalismo sobre o comunismo; era agora que o capitalismo provaria ao mundo, como é o melhor sistema, o mais forte, o unico capaz de proporcionar "boa vida" às populações do globo, em particular o capitalismo à americana do monopolio empresarial, que substituiria o monopolio de estado do comunismo.
Carreira ou morte, sera o lema da sociedade global, estado social, providencia,estabilidade laboral, emprego qualificado, valorização de competencias, serão palavras de um passado que sera melhor enterrar rapidamente, para que o magico capitalismo especulativo, possa desbravar o terreno tanto tempo espinhoso, e que tanto tempo protegeu as pessoas da cobiça desmesurada.
Agora os dados estavam lançados, as pessoas tem de concentrar todo o seu esforço mental para conseguir uma carreira, neste mundo capitalista desrregulado em que o estado nação pouco decide no essencial e os senhores do mundo puxam os cordelinhos de cada pais, gerando crises a seu bel prazer para os beneficiar, uma carreira que nunca sera recompensadora neste estado actual de coisas, que sera sempre exploradora, salvo para uns poucos que comem a mesa do poder, ou vendem a coluna para pedinchar uns restos da mesa.
E sociedade lentamente enlouquece, adormece, sentimentos sempre desvalorizados ou escondidos, medos, paranoia, eterno cansaço e depressao apenas aliviada pela tenue esperança orquestrada, com o intuito de fazer mexer os peões, deste xadrez perverso.
E os sentimentos de empatia, de capacidade de se por no lugar do outro e o compreender, sao completamente aniquilados, em prol do "todos por nenhum, e nenhum por todos".
Eterno egoismo é a corrente que escraviza a humanidade, e que o sistema global capitalista tao sabiamente aproveitou, para beneficio de uns poucos, com o sacrificio da maioria como preço, bem pequeno para eles...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home