Sunday, August 10, 2008

The essence of GRINDCORE!!

Ora bem, acho que nos primordios deste blog, escrevi um post (se calhar mais) sobre grindcore, mas acho que nunca expliquei bem a essencia da coisa, as origens e aquilo que representa na cena musical.
Contrariamente ao que muitas pessoas pensam, o grindcore nao é uma fusão entre hardcore e death metal (deathcore) embora tenha semelhanças com ambos os estilos devido a proveniencia de uma arvore genealogica semelhante, a do hardcore.
Nos anos 70 o punk consolidou-se, como uma estilo de musica rock anti sistema, que apregoava ideais politicos de anarquia e liberdade da opressao do estado e do capital; a medida que o tempo passou o punk começou a ramificar-se em diferentes sub-estilos, tais como o crust e o hardcore; isto porque alguns adeptos, nao gostaram de ver o punk começar a adoptar elementos da musica pop, tanto a nivel sonoro como lirico dando origem as bem conhecidas bandas de "pop-punk" tais como greenday, no doubt, blink, com letras imbecis sobre dilemas adolescentes igualmente imbecis.
O nuclero duro dos punks descontentes passou a chamar-se hardcore punk e finalmente hardcore, ganhando elementos proprios que definiriam o hardcore como estilo.
Entretanto o crust, mais metalico e tambem mais agressivo e sombrio do que o hardcore, ganhava terreno e influenciava bandas tais como Siege, Dropdead, Cryptic slaughter, Repulsion e extreme noise terror, que pavimentaram o caminho para bandas bem conhecidas tais como Napalm Death, brutal truth ou terrorizer.
O grindcore era diferente do metal pela falta de tecnicidade e pelo caos musical, do crust pela velocidade e do hardcore por uma maior distorçao dos instrumentos e vocais guturais, e assim se definiu como o estilo musical mais pesado do mundo, mas curiosamente mais interessante para aqueles interessados em ouvir um som agressivo, com letras que nao tratassem de temas emocionais, ou baseados em filmes de terror ou escapismos de qualquer tipo, o grindcore tratava de temas como guerras, fomes, pobreza e violaçao de direitos dos animais e pessoas; as capas dos cds continham imagetica desde campos de concentraçao nazi ate imagens de africa com crianças famintas, e isto nao era nenhum filme de terror, era a realidade e ela é feia e brutal!!
As pessoas tinham dificuldade no inicio em sequer catalogar o grindcore como estilo musical, mas ganhou esse estatuto e muito a custa de napalm death que eu nao considero os criadores do genero ,mas sim os divulgadores do mesmo, grind significa moer, moer as notas musicais, e core o nucleo, pode-se dizer que o grindcore é o nucleo duro da musica pesada.
Mais tarde, por volta do inicio dos anos 90 num periodo extremamente rico em estilos musicais, uns quantos frustrados e muito possivelmente traumatizados americanos resolveram pegar na sonoridade grind e escrever temas sobre pornografia, violaçoes e gore no geral, o que fez com que aqueles que odiavam e odeiam o grindcore tivessem finalmente um argumento valido para criticar: "nao passa de barulho com letras sem sentido", mas convem dizer que ao longo do tempo este genero de grind se tornou tambem num sub genero conhecido como gore grind tendo um sucesso comercial superior ao do grind tradicional (pq sera...) e indo buscar mais influencias ao death metal enquanto que o grind tipico vais busca-las ao crust, ao punk e hardcore, seus conterraneos.
E assim termina o meu post sobre grindcore, o ultimo provavelmente que farei desta extensao sobre o assunto, se quiserem conheçer mais sobre o genero vistem o site: http://www.grindcore.com
Ou se quiserem ouvir o som ou ler as letras basta escreverem os nomes das bandas que disse no: www.darklyrics.com ou no myspace.
Grind on!!

1 Comments:

Blogger xCUNHAx said...

Até eu tenho limites para o barulho que consigo suportar! ahahah Mas se houver ai concertos na zona avisa que o pessoal vai na mesma! PUNX DO MAR UNITED! ahahahahha

11:48 AM  

Post a Comment

<< Home