Sunday, February 19, 2006

Manifesto do amor incondiconal

Escrevi, no inicio deste blog, um post relativo àquilo que para mim significa o amor incondicional, sinto no entanto que dei uma tonica demasiado pessoal, em conssonancia com o que sentia no momento em que o escrevi, e assim sendo resolvi re-escrever o temo de acordo com as minhas crenças pessoas, mas tamb com aquilo que é aceite no geral sobre este tema; o meu objectivo principal não é mostrar às pessoas o meu ponto de vista, mas sim fazê-las reflectir, e se conseguir que voçês reflictam sobre aquilo que escrevo, sentir-me-ei sem duvida muito contente comigo mesmo e com voçês, não o escondo :)
Toda a gente, ou plo menos uma grande parte de nós sonha com o amor verdadeiro, com esse sentimento que supostamente cobrirá todas as nossas outras necessidades, e nos fará em ultima analise, verdadeiramente felizes; apesar do mundo inteiro viver centrado nessa ideia, parece-me que as concepções àcerca do sentimento em si estão completamente erradas, caso contrario nao assistiriamos ao numero de divorcios que existe, ás separações, ás solidões, ás guerras, e um sem numero de perversões que só o homem pode criar.
A psicologia, como ciência que estuda o comportamento humano procura explicar o amor atravez de processos de interacção entre o inato e adquirido, experiencias precoces, experiencias feitas com macacos orfãos, enfim, uma verdadeira avalanche mental, quando a questão requer analise emocional, ou se preferirem com o coração.
A questão é que o amor nao pode simplesmente ser explicado e catalogado como uma manifestação comportamental, pq é inerente a todo o individuo e por ele processado de maneira individual(já me estou a contradizer) o que quero dizer com isto é que cada um de nós faz a sua concepção pessoal do que é o amor, facto que nos leva ao "amor comercial" pq de facto, existe um só amor, e so esse pode fazer jus ao seu nome, é o amor incondicional.
O amor incondicional segundo os entendidos na mateira( que não faço a minima ideia quem sejam) é o dar sem esperar receber em troca, é o gostar do outro simplesmente porque ele existe e está ali, não têm nada a dividir com a paixão, ou com o "amor das obrigações e sacrificios" tão associado ao casamento, não existem obrigações no amor incondicional, simplesmente pq este é incondicional, ou seja: numa relação seja ela de amizade ou mais intima(e afinal oq se define por intimidade ou não?) só existe pq duas pessoas querem, quando uma deixa de sentir do mesmo modo que o outro então não é amor incondiconal, é "obrigação", e ao ser assim vem uma enorme responsabilidade que simultaneamente o é e não é.
Não deverá existir amarras, as pessoas deverão estar juntas pq o querem e desejam, não existirá ciumes pq se querem estar juntas obrigatoriamente deverão confiar no outro, e acima de tudo deixará de existir sacrificios em prol de um ou outro para passar a existir o dar ao outro e vice-versa, simplesmente pq sim.
Complicado? somente para quem o quiser ver desse modo, depois de descobrir como é o amor verdadeiro apercebi-me que não existe nada mais simples, e a maior parte das pessoas olha a coisa mais simples do mundo como o maior obstaculo a ultrapassar e domar, e é ai que reside todo o problema, perguntar-se-ão talvez "mas quem é este gajo, o dalai lama"? ou se terei pretensões a tal; nem uma nem outra, para ser sincero confesso que não acredito na possibilidade do amor verdadeiro triunfar, acredito nele como unico possivel e verdadeiro só não acredito na capacidade das pessoas para acreditar...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Para o ser Humano, é extremamente simples ser-se complicado...e bastante complicado tentar ser-se simples... apenas quando determinadas pessoas conseguem uma maior abertura intelectual ou espiritual é que começam a ver o quão realmente simples é ser-se simples! Basta ser-se verdadeiro (e um pouko ingénuo, digo-o de experiência própria)! O problema é k hoje... as pessoas têm medo de serem verdadeiras e sinceras porque na realidade, são complicadas...complicam porque têm medo do que os outros possam pensar delas... assim, lá se vai o amor incondicional... nao sei se me fiz perceber, mas tb n importa, cada um k m interprete e faça as suas criticas =)
ALém do mais, axo k isto k escrevi foi um absurdo pegado!!!

1:35 AM  

Post a Comment

<< Home