Friday, February 10, 2006

Porquê?

Nos ultimos dias, com as ferias de semestre quase terminadas, tenho reflectido (não mais do que o habitual) àcerca do porquê de toda a violencia que existe no mundo e em nós.
Certamente aquilo que aprendi em psicologia sobre este tema me dirá para reflectir de um certo modo, enquanto o senso comum, o "sentido de ser humano" me diz para o fazer de outra forma; concerteza todos vós estão a par da violencia que reina no mundo, seja por guerras ideologicas ou monetarias, ou ambas, ou ainda pior, por ignorancia e fanatismo, mas já pensaram que todos nós podemos estar a contribuir para isso? Surpreende-me como as pessoas são violentas no seu dia a dia, incluindo eu obviamente; não, não falo dessa violencia que implica agressão, mas da violencia psicologica, que talvez deixe feridas mais profundas: somos violentos quando criticamos alguem por ser diferente sem ter em conta o seu ponto de vista, somos violentos por nos considerar-mos donos de verdades inquestionaveis, rejeitando tudo oq não temos como adquirido, somos violentos quando ignoramos o pedido de ajuda de alguem, em suma somos violentos por sermos humanos, e quantas vezes paramos para pensar àcerca disso? Não tantas como deveriamos de certeza, em ultima analise as "violencias" psicologicas são a "ponte" para as fisicas gerando o que podemos considerar o "nosso" dia a dia.
Mas o simples facto de reflectir àcerca do que nos fez reagir de modo menos correcto do que desejariamos, e a capacidade de encontrar a resposta, seguramente nos responderá ao seu porquê...

1 Comments:

Blogger Tia Concha said...

olá....

Acredita que as pessoas são mesmo más umas para as outras e quase todos os dias me surpreendo com a violência dos sentimentos de algumas pessoas!

Mas mesmo assim não deixei de acreditar que o Homem tem salvação.

Amen!

ÒOOOósculos

9:41 PM  

Post a Comment

<< Home