Sunday, October 28, 2007

Empowerment

Tive uns tempos sem pôr aqui nada como devem ter reparado devido a uma serie de problemas pessoais e profissionais que deixam quer o tempo, quer a disposição para escrever inexistentes!!
Frequentemente questiono a falta de envolvimento das pessoas em assuntos que efectivamente lhes dizem respeito, quer dizer quem eleje os lideres?? Quem é verdadeiramente o motor da sociedade? São as pessoas, e assim sendo muitas coisas que estão mal no mundo de hoje são exactamente por culpa nossa, claro que muita gente por e simplesmente não quer saber de coisas que aos seus olhos lhe parecem excessivamente complexas e sombrias mesmo para pessoas que são intelectuais fora da area juridico-economica, isto pq a meu ver uma sombra do fascismo ainda paira nas mentes de hoje se bem que sublimada; os nossos pais e ainda mais os nossos avós ainda tem, muitos deles "tiques" dessa altura e claro transmitem aos filhos que embora vivam num mundo e sociedade completamente diferentes os reproduzem em menor ou maior grau conforme a sua capacidade auto-critica.
A meu ver deveria ser criada a parte de disciplinas pa cidadania que ja existem e muito bem, mas cujos curriculos sao limitadissimos(tenho uma ideia pq) iniciativas, workshops, seminarios de empowerment dos cidadãos, sim pq aos lideres empresariais, politicos calha muito bem um povo sem espirito critico, assim vem o lider considerado um iluminado e o povo obedece tal e qual no tempo do mesquinho ditador, ora isto não pode ser nos dias de hoje, num pais onde quem não é plo sistema é comunista ou partidario de ideologias fora do contexto ou que de nada servem em termos de intervenção com resultados importa para alem de convicções politico-sociais, uma convicção de que estando todos no mesmo barco, era boa ideia remarmos em conjunto, para um objectivo comum.

4 Comments:

Blogger Charlie, The Sinner said...

Oh, eu cumpro e vou cumprir com os meus deveres de cidadania, aqueles que só acontecem daqui a menos de quatro meses =P Pena que as pessoas não tenham noção do seu papel na sociedade. É o eterno deixa andar...

Beijo*

9:56 PM  
Blogger Tia Concha said...

Também cumpro sempre com os meus deveres, demoramos muitos séulos a ter direitos.

7:52 PM  
Anonymous Voice_Of_The_Opressed said...

Para que plo menos nos sintamos como seres humanos plenos que se distinguem dos animais por estas coisas precisamente

6:01 PM  
Anonymous Karura said...

já escrevi um artigo que fala quase sobre isto, por isso, já sabes a minha opinião. =)******************

8:19 PM  

Post a Comment

<< Home