25 de Abril

Pensar que o 25 de abril deveria ter sido em 1954, pouco tempo depois de cairem os regimes fascistas na europa, pensar como seria se tivesse ocorrido nessa altura, como seria portugal com mais 2o e tal anos de liberdade? Melhor sem duvida, pensar no que seria se tivesse sido mais tarde ou nunca tivesse acontecido, assustador, pensar no que ja atingimos e no que nos falta atingir, porque a meu ver o problema com o qual portugal se debate é muito mais intestino do que politicas correctas ou erradas deste ou daquele governo, é um problema que foi o resultado, a herança de 50 anos de obscurantismo: mentalidades tacanhas, facilitismo, cunhas, tudo isto é tao caracteristico dos povos mediterranicos porque sera? É condiçao do ser humano auto destruir-se com maior ou menos intensidade ate ai nada de novo mas nestes paises tao perto de africa sofreram quase todos ditaduras quer de esquerda quer de direita e as ditaduras sao a pior manifestaçao do ser humano tornada publica, assim exaltam os valores negativos e assim o povo os perpetua, no caso de portugal durante 50 anos... neste dia ainda eu nao era nascido, pertenco alias à geraçao que nasceu um pouquinho antes de entrarmos para a ue e calha bem a analogia agora que se rectificou no parlamento a futura constituiçao europeia (tratado de lisboa).
acredito na UE e acredito que o futuro de portugal esta na UE, é necessario encontrar consensos a 27 sem duvida mas ter medo da expressao da populaçao em democracia nao é bom por 2 motivos, ou nao se acredita nas pessoas ou se quer esconder algo, ou ambos no pior cenario.
O 25 de abril fez-se com cravos e a muito fascista foi permitido ser livre coisa que nao compreendem e na luz da liberdade teceram as suas teias ditatoriais nas empresas, nos partidos politicos, na sociedade, benevolencia portuguesa? Ou incapacidade de reagir e confrontar a historia? Um pouco de ambas me parece; passado todo este tempo faço votos para que continuemos a progredir sem esqueçer que uma revoluçao seja social ou de mentalidade faz-se por pessoas, com pessoas e para as pessoas.